BEM VINDOS AO MUNICÍPIO DE ITALVA


ITALVA
pertence à Região Noroeste Fluminense, que também abrange os municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José do Ubá e Varre- Sai.


O município tem quatro distritos: Sede, Paraíso, Lagarto e Dr. Mattos, ocupando uma área total de 294,8 quilômetros quadrados, correspondentes a 5,5% da área da Região Noroeste Fluminense. O principal acesso a Italva é pela BR-356 que liga a cidade a Cardoso Moreira e Campos, a sudeste, e a Itaperuna, a noroeste.

De acordo com o censo de 2000, Italva tinha uma população de 12.621 habitantes, correspondentes a 4,2% do contingente da Região Noroeste Fluminense, com uma proporção de 97,1 homens para cada 100 mulheres. A densidade demográfica era de 43 habitantes por km2, contra 56 habitantes por km2 de sua região. Sua população estimada em 2006 era de 12.515 pessoas.

Em 2007 o censo detectou uma
população estimada de 13.648 habitantes e com aproximadamente 9.480 eleitores, densidade demográfica de 42,3 hab./km².

De acordo com estudo sócio-econômico do Estado em 2007, o município tem um número total de 4.811 domicílios, com uma taxa de ocupação de 80%. Dos 960 domicílios não ocupados, 11% têm uso ocasional.

A faixa etária predominante encontra-se entre os 10 e 39 anos e idosos e crianças entre 0 e 9 anos representam 14% da população do município. Há uma predominância de pessoas que se declaram brancas, representando 75,2% da população, contra 23,2% de afrodescendentes e o número de católicos, 47%, é superior a soma dos praticantes de outras religiões.

É um município de subsolo rico em minerais, destacando-se o mármore, a calcita e a dolomita.

Italva possui um movimentado centro comercial, com 02 agências bancárias (Banco do Brasil e Itaú), prestes a receber uma outra agência (Bradesco) e variada rede de lojas, farmácias, supermercados, além de confecções e pequenas indústrias, sendo muito procurados os comércios de móveis e materiais de construção na cidade. Italva possui uma agência de correios, 3 estabelecimentos hoteleiros. Quanto aos equipamentos culturais, o município não dispõe de cinema, teatro e museu, mas tem 1 biblioteca pública.

Como empreendimentos de maior volume, porém sem grandes oportunidades de emprego para a população, o município conta com a Calpar (calcário); Imil (mármore); Bela Vitta (laticínios).

As perspectivas de crescimento são imensas, haja vista Italva ser estrategicamente bem localizada, cortada bem ao meio pela BR 356 e faz divisas com Bom Jesus do Itabapoana (42 km), Cambuci (35 km), Campos dos Goytacazes (61 km), Cardoso Moreira (13 km), Itaperuna (41 km) e São Fidélis (45 km) e fica a 345 quilômetros da capital Rio de Janeiro e menos de 100 km das fronteiras com Minas Gerais e Espírito Santo, o que possibilita um grande tráfego de pessoas e automotores no município.

Um outro potencial de cunho socio-econômico para a cidade e região e que merece destaque é a presença dos órgãos governantais de pesquisas técnicas e incentivo à agropecuária, tais como a Siagro-Rio, a Emater-Rio e vastas terras de propriedade da Fazenda Experimental.

Origem do nome
Ita = pedra; Alva=branca. Denominação dada à cidade até então conhecida por Santo Antônio das Cachoeiras e oficializada em 1943, por motivo da existência de enormes jazidas de mármore e que, naquela ocasião eram exploradas e transportadas dioturnamente pela via férrea. Conheça a história de Italva.

Emancipação política
O município de Italva foi criado através da Lei nº 999 de 12 de Junho de 1986, desmembrando-se de Campos dos Goitacazes com a instalaçãodo Município em 31 de Dezembro de 1986.

Aspectos Geográficos

Área territorial: 296,74 km².
Coordenadas:
21° 25' 15" S / 41° 41' 27" O .
Densidade: 42,3 hab./km²
Altitude: 36 metros
Clima: tropical
Indicadores: IDH 0,724 - PNUD/2000
PIB: R$ 59.926.242,00 - IBGE/2003
PIB per capita: R$ 4.769,68 (IBGE)

Vegetação: Floresta Tropical subperinifólia, subcadofólia com baixo teor de matéria orgânica francamente ácida.

Clima: Aw a Am, tropical quente e úmido, sendo ameno e saudável, segundo a classificação de köppen (Grande pesquisador e metereológo)

Pluviometria: Chove com mais freqüência no verão, entre janeiro e março; ocorrem trovoadas em novembro e dezembro; alcança o total pluviométrico anual médio de 1.100 mm.
Umidade relativa do ar - 80%
Temperatura média anual é de 24,5ºC.

Solo: Grande parte ocupado pelo tipo Latossolo Amarelo e o Argissolo Amarelo de textura franco-argilo-arenosa, fase floresta tropical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Noroeste fluminense.

Hidrografia: banhado pelo rio Muriaé, que nasce em Miraí (MG) e deságua no Paraíba do Sul, em Campos dos Goitacazes.

Urbanismo
A cidade tem um traço de retas que se cruzam ao longo das margens do rio muriaé. As ruas e as avenidas do centro urbano são estreitas, arborizadas e pavimentadas.
O centro “nervoso” é a Rua Portela Salles - sob o leito da BR 356 - e o calçadão da Rua Cel. Luis Salles, para onde, praticamente, convergem todos e tudo, pois nas cercanias desses logradouros estão as Agências Bancárias, a Agência dos Correios, o Colégio e a Biblioteca Municipal, um mini Shopping, lojas das mais variadas especialidades, Igrejas, além de farmácias, açougues, óticas, padaria, lanchonetes, banca de jornais e o principal ponto de parada dos ônibus que interligam a região e que faz as vezes de uma rodoviária.
Os caminhos da cidade levam todos para a praça da Matriz, com seus jardins e árvores frondosas. A cidade não tem sinalização regular nem semáforos, faltam placas indicativas dos órgãos públicos, mas excede na instalação de redutores de velocidade. É na Praça do Relógio que está localizado o "Mercado Municipal", uma feirinha promovida pelos produtores locais que funciona aos sábados pela manhã e onde se vende de tudo que é produzido na roça.

Atrações naturais
- Rio Muriaé, que percorre todo o município, é caracterizado no seu percurso por vegetação de médio e grande porte, além de gramíneas e arbustos. Possui uma pequena praia na altura da localidade de Cachoeira do Caboclo, apropriada para banhos. Nesta mesma área, há boas condições para a prática de canoagem. O rio é navegável para embarcações de pequeno calado em toda sua extensão, onde se pratica pesca.
- Cachoeira da Serra da Prata, com aproximadamente 200 metros de altura, formada por 8 saltos de águas claras.
- Recentemente, outras atrações naturais e históricas foram mostradas no concurso das Sete Maravilhas de Italva, promovida pelo site italvaonline.

Atrações culturais
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, cujo início da construção do conjunto arquitetônico atual data de 1930, apresenta-se com grandes janelas envidraçadas em forma de arco nas laterais e uma torre com 25 metros de altura.
- Casarão da Fazenda Boa Vista, situado dentro da Fazenda Experimental de Italva, atualmente servindo como sede da prefeitura, possui um século e meio de existência, tendo sido construído por escravos por volta de 1850.
- Fazenda Experimental de Italva, área do Estado ocupada por posseiros e localizada num espaço de aproximadamente 1.800 hectares.

Lazer
A cidade tem 01 clube social particular, o Pedra Branca Social Clube, onde se reúnem os sócios, com piscinas, saúnas, churrasqueiras e sala de ginástica.
Os bailes são abertos para as demais pessoas da comunidade mediante ingresso.
O “Festival do Kibe”, promovido pelo clube Pedra Branca, é um grande evento com comidas típicas de descendentes árabes que povoam o município e que atrai para a cidade centenas de pessoas todos os anos no segundo domingo de setembro.

Esportes
O estádio Jorge Nasser, localizado Rua Olívia Faria, no Centro, tem capacidade para aproximadamente 5.000 espectadores, iluminação com 4 torres, arquibancada, alambrado, gramado com bom piso e instalações para a imprensa. É de propeidade particular do E. C. Italva, clube que tem as cores preto-e-branco, fundado em 25/06/1949. Existem ainda no município as sedes do Operário de Sambra, Nova Aurora de Guarnéri, Grêmio da Boa Vista, Nacional de Dr. Matos e em estado de abandono Cimento Paraíso e São Pedro Paraíso.
Em vários bairros e escolas municipais existem quadras polivalentes para a prática de esportes, construídas pela prefeitura.
O futebol amador é gerido pela Liga Desportiva Italvense.
Além disso, outras modalidades esportivas também são praticadas, como o basquete e o handebol, incentivados por iniciativa paticular.

Religião
A população italvense é religiosa. A religião predominante é a  Católica Apostólica Romana. A Padroeira do Município é Nossa Senhora Imaculada Conceição, que é venerada no dia 08 de dezembro. Também comemora-se na mesma data Nossa Senhora do Bonsucesso, padroeira dos Tradionalistas, que também congregam na cidade.
As igrejas Batistas e Evangélicas, como em todo o Brasil, estão em franca ascendência no município. O espiritismo filosófico codificado por Alan Kardec também tem adeptos na cidade; Existem também outros segmentos religiosos, como Adventistas, Testemunhas de Jeová e ainda grupos de Umbandistas.

Comunicação
Hoje, além de quatro emissoras de Rádio, uma AM (Aliança) e três FMs (Oásis, Transitalva e Metropolitana), Italva conta também com um jornal periódico, o Jornal UR-GENTE, além do site http://www.italvaonline.com.br/

Clubes de Serviços
Lions Clube de Italva
Loja Maçônica

Entidades de Classe
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Italva, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato dos Lavradores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Italva (ACIAI)  e ainda as Associações de Bairros e Conselhos da Comunidade.

Transporte Coletivo
O serviço de transporte coletivo urbano não foi implantado, a cidade é interligada por empresas intermunicipais e apesar de haver dezenas de concessões para táxis, apenas quatro ou cinco prestam serviços e cumprem plantões nos pontos.

Serviço Público
INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social, Junta de Alistamento Militar, Delegacia do Trabalho, Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), Batalhão do Corpo de Bombeiros, Agência dos Correios, Fórum de Vara Única, Promotoria Pública, Defensoria Pública, Detran.

Saúde
As principais unidades médicas são as seguintes: Casa de Saúde Imaculada Conceição (particular) com atendimento pelo SUS,  o Ambulatório Municipal, Pronto Socorro, diversos Postos do Programa de Saúde da Família em vários bairros, clínicas particulares das mais diversas especialidades.

Educação
43 escolas municipais.
04 escolas estaduais. (CIEP, João Guimarães, Cimento e São Pedro)
Outras escolas particulares
Faculdades de Ensino à Distância - EAD

Economia
Segundo o IPEA em 2000 o IDH de Italva era de 0, 7240, enquanto o da região era de 0,7345. Em 1998, dados do CIDE mostram o município com um Índice de Qualidade Municipal (IQM) da ordem de 0,1628 ocupando a 70ª posição entre os 92 municípios do Estado. Os setores proeminentes da economia, conforme enuncia a Prefeitura Municipal de Italva são: a Pecuária, O PIB a preços básicos de 2005 alcançou R$ 72 milhões, 78ª posição entre os 92 municípios fluminenses, com uma variação de 19,6% em relação ao ano anterior. O per capita foi de R$6.749,25. Se considerarmos a média do PIB per capita do Estado como índice 100, o município de Italva ficou em 37,33 o que representa a 47ª colocação. O Produto Interno Bruto do município teve as seguintes contribuições, por setor da economia: Agropecuária 11,9% ; Extração mineral 3,3%; Indústria de transformação 7,1% ; Comércio 13,1%; Construção civil 7,5%; Serviços industriais de utilidade pública 3,1%; Transportes 4,8%; Comunicações 2,1%; Instituições financeiras 2,0%; Administração pública 17,8%; Aluguéis 22,4%; Outros serviços 4,8%. Atualmente sua principal economia é a pecuária e Agricultura e com o declínio da Indústria (exploração mineral), com destaque para produção de mármore. O comércio varejista e as confecções ganharam grande espaço entre a população, porém, oferecendo poucas oportunidades de emprego para o, cada vez maior, número de moradores que anseiam por instalações de grandes indústrias no município.

Arte e Cultura
Celeiro de grandes artistas, pintores, artesãos, letristas, etc, o município não tem programas prioritários e específicos para o desenvolvimento dessas artes.
A biblioteca municipal somente agora está se abastecendo de material didático voltado para a preservação histórica do município, sendo o Almanaque Histórico de Italva, uma revista editada em 2000, um dos únicos documentos que sintetiza a história de Italva. O prédio da Estação de Trem, uma das primeiras construções de Italva e um dos últimos patrimônios histórico do município ainda erguido, está em ruínas, vendida para particulares e servindo de moradia para mendigos.

A Festa da Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição dura as novenas, encerrando-se no dia 08 de dezembro.
O 12 de Junho, data comemorativa da emancipação política do município, ressalta como uma das mais belas festas pelo vigor cívico e pelo sentimento de orgulho e alegria dos munícipes em serem italvenses. Durante uma semana os festejos acontecem em frente à sede da prefeitura na Fazenda Experimental de Italva.
As festas de fim de ano também têm grande brilhantismo em Italva, com apresentações natalinas nas igrejas.
No que se refere a cultura popular, tem as tradicionais Folias de Reis e o Boi Pintadinho.


Obs.: Resumo ainda incompleto. Caso você tenha dados importantes para serem inseridos, envie pelo nosso e-mail.


©2005 - Jornal UR-Gente online - Enter Informática, Publicidade e Editora®
E-mail: genilsonleite@hotmail.com - Tel (22) 2783.1338 \ 9872.6300